Há 43 anos, São Paulo foi a sede dos Jogos Panamericanos. A capital paulista venceu a disputa com Winnipeg, no Canadá, e recebeu a quarta edição da competição. As informações disponíveis são raras na internet, o que provavelmente trará o tema de volta à pauta.
Na ocasião, eram 19 modalidades, 22 países e 1.665 atletas. No Rio, serão 34 esportes, 42 nações e 5.500 atletas.
A Vila Olímpica de São Paulo ficava dentro da Cidade Universitária, campus da Universidade de São Paulo inaugurado no ano seguinte. A previsão para a construção da era de três anos, mas tudo se acertou em questão de meses. Quem conhece a Cidade Universitária sabe que o velódromo, a raia olímpica e os ginásios do Cepeusp não foram construídos por acaso.
O Autódromo de Interlagos, instalações do Palmeiras, do Paulistano, do Pinheiros e do estádio do Pacaembu também receberam as competições.
Maria Esther Bueno, Carlos Alberto Torres e Jairzinho levaram ouro. Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo não competiu, e a geração do basquete masculino de 1959 ficou com a prata. E o Brasil terminou em segundo (14 de ouro), atrás dos Estados Unidos (106 do vil metal), mas com um total de medalhas inferior ao da Argentina (52 a 64 para os hermanos).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário