Entre as modalidades que serão disputadas nos Jogos Panamericanos do Rio, em 2007, uma das mais estranhas ao brasileiro é o beisebol. Embora tenha regras pouco mais sofisticadas do que o tradicional taco de rua jogado no país, aqui não somos muito afeitos ao esporte, que ficou durante muito tempo restrito durante muito tempos às comunidades nipônicas. Com o êxodo de descendentes de orientais para o Japão, o esporte conseguiu sair (um pouco) do gueto e conquistou novos adeptos.
O beisebol é disputado desde a primeira edição do Pan, em Buenos Aires-1951, ano em que o Brasil formou sua primeira seleção exclusivamente com atletas nascidos no país (antes era necessário recorrer aos naturalizados). Cuba domina amplamente a disputa, tendo conquistado os últimos nove títulos. Seus principais rivais são Estados Unidos e República Dominicana e o alto nível dessas e de outras equipes impediram que o Brasil subisse ao pódio. No entanto, com a eliminação da modalidade nas Olimpíadas, a sua participação na seqüência das próximas edições do Pan fica em dúvida.
Mas o que poucos sabem é que o Brasil tem feito bonito nas categorias de base do beisebol, tendo inclusive dois títulos mundiais: o da categoria infantil (até onze anos), em 1990, e o de juniores (quinze e dezesseis anos), em 1993. O brasileiro Douglas Guen Matumoto foi considerado o melhor jogador defensivo nessa competição e a "promessa do ano".
terça-feira, novembro 14, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
importantíssimo lembrar deste esporte emocionante que é o beisebol. mas companheiro, dizer que o brasil "tem feito" bonito nas categorias de base em referência a títulos de mais de dez anos atrás me parece injustificado.
Postar um comentário