quinta-feira, dezembro 07, 2006

Iraquiano de 10 anos compete com adultos


Deu no Terra Magazine.

Amer Ali é ainda um menino. Com 10 anos, 1,55 m e 44 kg, o iraquiano disputou com adultos os 200 m medley (prova com os quatro estilos, borboleta, costas, peito e livre) nos Jogos Asiáticos, ontem (06). O atleta mais jovem da 15ª edição da competição, realizada em Doha (Qatar), também nadou os 100 m costas. Ficou longe do pódio nas duas provas, mas sua participação foi recebida
como uma vitória. Agora, o garoto sonha em ser premiado um dia: "Eu quero ganhar para o Iraque".
Os repórteres tentaram fazer o menino falar sobre a situação
do país, mas Amer ficou em silêncio. Ele só disse que preferiria deixar o Iraque para treinar em outro lugar, o que poderia lhe trazer mais chances de melhorar nas piscinas.
Os treinos no Iraque são difíceis. Segundo o técnico de Amer, Sarmal Mohammed, os nadadores iraquianos praticam uma vez por semana em piscina de apenas 50 m. Algumas vezes os exercícios são cancelados devido a cortes de energia, que interrompem o aquecimento e a iluminação, e a bloqueio dos locais de treino em dias de conflitos intensos.
Amer deve voltar pra casa na sexta-feira (08) com os outros dois nadadores iraquianos que participaram dos Jogos Asiáticos, ambos com menos de 15 anos. Ao invés das competições nas piscinas, vai encarar novamente a violência que arrasa seu país e a dificuldade para aprimorar seu talento.


A situação brasileira política e de segurança ainda está mais estável do que no Iraque. Mas a dinâmica de treinamentos descrita deve fazer muito atleta coçar a cabeça.

Nenhum comentário: