Na disputa para se definir a sede das olimpíadas de 2004 e 2008, a cidade foi candidata, mas não foi capaz de chegar nas fases finais da decisão.
O conceito central da campanha é tentar fazer a população sentir orgulho de receber o Pan e reforçar a capacidade do país em organizar um evento como esse. Além disso, o governo federal aposta forte na prestação de contas, tentando mostrar à população que os R$ 1,437 bilhão investidos são importantes.
A sifra impressiona. O investimento em segurança pública, por exemplo, da ordem de R$ 385 milhões provenientes do Ministério da Justiça, é o maior já feito nesta área, em um único estado.
O lançamento da campanha ocorre nesta quarta-feira na sede do Ministério do Esporte em Brasília. A estréia ocorre em rede nacional com o primeiro de três filmes comerciais de 30 segundos cada. O planejamento vai até dia 25 de dezembro, e inclui TVs, rádios, páginas de internet, jornais e revistas. A peça lançada chama a atenção para os investimentos do governo federal. As imagens são da Vila Panamericana e do Parque Aquático, além da modernização dos aeroportos da capital carioca. Os outros dois comerciais estão em fase de produção.
